156 Acesso àInformação
EnglishPortugueseSpanish

Sobre

SOBRE

Uma cidade inteligente se desenvolve economicamente ao mesmo tempo que aumenta a qualidade de vida de seu cidadão e gera eficiência nas operações urbanas. Para promover ações neste sentido, a prefeitura de Curitiba, por meio da Agência Curitiba de Desenvolvimento S/A, criou o programa Vale do Pinhão.

O propósito foi fortalecer e potencializar o ambiente de inovação por meio do empreendedorismo, economia criativa e tecnologia para transformar Curitiba em uma cidade cada vez mais inteligente.

O programa é alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e envolve secretarias municipais e o ecossistema de inovação de Curitiba, que é composto por todos atores cujo o objetivo é o desenvolvimento de inovação: universidades, aceleradoras, incubadoras, fundos de investimento, centros de pesquisa e desenvolvimento, startups, movimentos culturais e criativos.

 

CONHEÇA OS PILARES DO VALE DO PINHÃO

 

REURBANIZAÇÃO
E DESENVOLVIMENTO

Neste pilar a cidade se transforma de forma sustentável e humana. Espaços abandonados são revitalizados. Novas energias são utilizadas. Curitiba se oferece ao cidadão com todas as oportunidades e possibilidades como uma cidade viva. Com laboratórios Urbanos.

 

Saiba mais sobre os
projetos já consolidados:

EDUCAÇÃO E EMPREENDEDORISMO

Contempla soluções para uma cidade que dá condições de desenvolvimento social e econômico ao seu cidadão. Desde a infância até o caminho para as novas profissões e tecnologias. Dando oportunidades a todos os portes de empresas e startups.

 

Saiba mais sobre educação e
empreendedorismo na prática:

FOMENTO FISCAL

Não há desenvolvimento sem amparo legal.
Por isso, modernizar leis, desburocratizar e incentivar as atividades fazem parte desse pilar.

 

Confira projetos em
andamento nesta área:

TECNOLOGIA

A tecnologia permeia todos os outros pilares, mas merece um capítulo especial quando falamos de soluções tecnológicas que ancoram Cidades Inteligentes. Aplicativos que facilitem o acesso da população a serviços públicos, infraestrutura digital na cidade, equipamentos conectados e novas energias são o foco das ações.

 

Confira projetos em
andamento nesta área:

INTEGRAÇÃO E ARTICULAÇÃO

Neste pilar, o ecossistema de inovação de Curitiba se mantém ativo, motivado e integrado. Atores desse cenários são as Universidades, Entidades de Classe, Órgãos Públicos, Indústrias, Comércio e Empresas com foco em inovação.

 

Confira exemplos práticos
de Integração e Articulação do Ecossistema de Inovação: